segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Uma viagem perfeita

Apaixone-se por Avignon, Marseille, Nice e as cidades mais lindas do sul da França! Viagem dos Sonhos: sul da França
Que Paris é um lugar incrível, todo mundo sabe. Mas a França tem muito mais para mostrar! O sul do país tem um clima muito mais gostoso, praias maravilhosas, uma cozinha típica deliciosa e pessoas mega simpáticas! São muitas as cidades incríveis que você precisa conhecer, mas algumas das coisas que não podem ficar de fora do seu roteiro nessa viagem são:
- Pegar uma praia em Marseille
Calanque em Marseille
Marseille é a segunda maior cidade da França (perde apenas para Paris, é claro) e é a porta de entrada para o sul do país. Com um aeroporto enorme, uma economia forte e custo de vida mais baixo que em Paris, ela recebe grande parte dos imigrantes. Como em qualquer cidade grande, lá você encontra de tudo (o que é bem difícil nas outras cidades pequenas): shopping, supermercados gigantes, metrô, bons restaurantes, estádios de futebol... Mas a parte mais legal de Marseille são as praias lindas banhadas pelo Mar Mediterrâneo! Quando estiver por lá, não deixe de conhecer alguma calanque, que são praias desertas que se formam entre paredões de montanhas com uma vista linda e o mar mais azul e claro do mundo!
- Conhecer as mil fontes de Aix-en-Provence
La Rotonde em Aix-en-Provence
Localizada a 20 minutos de Marseille, Aix-en-Provence é uma das cidades mais lindas e típicas da Provence francesa. Conhecida como a cidade das mil fontes, Aix recebe todos os anos 40 mil estudantes de vários lugares do mundo que decidem estudar em alguma das muitas boas faculdades que existem por lá. A Rotonde (na foto acima) é a maior fonte da cidade e fica no Cours Mirabeau, a principal avenida de Aix, mas cada ruazinha tem pelo menos uma fonte charmosa (a da Place d'Albertas é a mais linda!) onde você vai querer jogar uma moeda e fazer um pedido! Haha! Você também precisa visitar o ateliê do pintor Cézanne (ele nasceu e viveu lá!), o museu Granet, a Montanha Sainte Victoire, algum dos muitos campos fofos de lavanda e não esqueça de comer a melhor pizza ever no stand da Rue de La Masse! :P
- Festejar a Feria de Nîmes
Arena de Nîmes
A Feria de Nîmes é uma festa incrível que acontece duas vezes por ano, costuma durar 6 dias em maio e 4 dias na edição de setembro. A cidade para em época de Feria, que já existe há 60 anos! Corridas de touro, ótimos shows, comidas deliciosas e muitas baladas fazem da Feria uma festa inesquecível. Para você ter noção de quão grande é o agito na cidade durante a festa, algumas baladas só abrem na época da Feria (e é claro que só tem meninos muito gatos)! Aproveite os dias em Nîmes para conhecer a Maison Carrée, um templo deixado pelos romanos que continua erguido no centro da cidade, e a Arena romana, que está em funcionamento até hoje e é onde rolam as corridas de touro e até alguns shows!
- Experimentar a comida típica de Nice
Nice
Nice é uma cidade da Côte D'Azur, ou seja, tem praias lindas com o mar mega azul e clarinho! Mas além das praias incríveis, Nice também se destaca quando o assunto é gastronomia. Sendo uma cidade litorânea, lá você encontra vários tipos de peixe e frutos do mar! Todos os pratos são uma delícia, mas também existem outras opções para quem não gosta desse tipo de comida. A Socca, por exemplo, é um dos pratos mais típicos niçois (com forte influência dos gregos) e é feito com farinha de grão de bico. Pare numa barraquinha de comida niçoise, peça uma Scocca e experimente o prato com algum dos molhos que eles servem junto. É delicioso (e barato)!

E aí, ficou com vontade de conhecer o sul da França? Qual cidade é a mais legal? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário